Aurora Boreal

Pois é…Não foi preciso passar um mês para vê-las, mas claro que estamos na época delas. São fenómenos visuais que ocorrem Nas regiões polares do planeta. É um verdadeiro fenómeno da natureza, todo aquele show de luzes coloridas e brilhantes que faz com que todos os anos, turistas de todo o mundo façam milhares de quilómetros para vir vê-las.

Aurora Boreal em Grindavik

Como se formam? 🤔

Os processos físicos e químicos na base do fenómeno das auroras, resultam da interação das partículas presas na cintura de radiação exterior com as partículas da atmosfera.

Em que altura podem ser vistas? 🔭

As Auroras Boreais só podem ser vistas no Inverno e durante a noite (no Verão não anoitece devido ao Sol da meia noite). Quem vem exclusivamente ou pelo menos quem pretende observa-las a melhor altura é de Outubro a Março. 

Quando? 📊

Como são explosões solares nunca sabemos quando vai acontecer, teoricamente não existe um momento exato em que as luzes vão começar brilhar, mas a hora mais propícia segundo especialistas é entre as 21h e 23h.

Duração 🕧

Pode durar entre 5-10 minutos ou horas… Depois de desaparecer a Aurora pode reaparecer entre 30-60 minutos ou não aparecer mais. A intensidade também não pode ser calculada, mas existem já umas aplicações para o telemóvel que podem fazer uma previsão calculada sobre a Aurora no próprio dia (frequência, intensidade e probablidade de acontecer).

…Nessa noite tivemos visitas em casa, uma família de Brasileiros que estava de viagem na Islândia, veio passar o serão com as Brasileiras que são minhas colegas de casa. Quando anoiteceu…assitimos a este fenómeno de cores…sem igual e não acabava…fez as nossas delícias e as deles…Que noite extraordinária…As Auroras Boreais duraram cerca de 2 horas..Foi incrível ver numa só noite todas aquelas cores e formatos das Auroras…E o melhor é que a podiamos ver da varanda do nosso apartamento…Uma noite para mais tarde recordar…

Convívio ao jantar
Aurora Boreal vista da varanda
Aurora Boreal vista da varanda

❄☃❤🔭👽🗺🤳🌍🌗☄🎇🔬🌤🗻🛫🌈📸