O que deve saber sobre o Carnaval de Veneza!

O Carnaval de Veneza é um dos Carnavais mais antigos do Mundo!! Ainda o Brasil não tinha sido descoberto e já havia registos folguedos Carnavalescos…Pois é, não é o Carnaval do Rio, até porque os trajes são bem mais cobertos, mas é um dos mais famosos e antigos do Mundo…

Mascarados
Serviço de Gôndola
Mascarado “Dottore della Peste”

Dizem que surgiu no séc XVI, para a Nobreza se mascarar e poder “misturar-se” com o povo…Mas nem sempre foi assim, com a ocupação Austríaca, o Carnaval em Veneza foi abolido, voltando mais tarde em 1800 a reerguer-se. Esta tradição foi mantida até aos dias de hoje, com muito sucesso.

Mascarados

O que é importante saber sobre as máscaras de Veneza?

As conhecidas Máscaras de Veneza, são inspiradas no Teatro Commedia dell’arte. Um teatro popular improvisado, conhecido do séc.XV. apresentado nas ruas, em pequenos palcos de improviso. Se está a pensar ir ao Carnaval de Veneza, por favor não se mascare de Homem Aranha…Procure por estes trajes ou Máscaras, que pode comprar ou alugar tranquilamente, nas muitas ruas de Veneza. Aliás, mesmo fora das datas do Carnaval, as Máscaras são um símbolo de Veneza e souvenir para quem vem visitá-la.

Mascaradas
Mascaradas
Mascarados na Praças S.Marco

Que personagem quer ser?

O teatro era humurístico, tinha propósito de ridicularizar as diferentes classes sociais. Assim, as personagens eram divididas em: Zanni (servos), Vecchi (classe social alta) e os innamorati (apaixonados).

Aqui ficam alguns exemplos das mais conhecidas:

Bauta: Traços fisionómicos grosseiros. como o longo nariz, ou o queixo exagerado. É usada com uma capa preta e no passado utilizava-se quando se deviam tomar decisões políticas sob anonimato.

Colombina: Mascara moderna que cobre só a parte superior da face.

Medico della peste: Máscara terrífica de Veneza. Com um longo bico. Mais do que um disfarce, esta máscara servia para prevenir a propagação da doença da peste.

Se quer vestir-se a preceito, também pode alugar um fato e ser um dos personagens principais da festa! Os fatos tem como base mínima de aluguer 350 euros…ou a outra opção mais económica, pode sempre comprar uma capa, chapéu e máscara por 50 euros, o mais baratinho.. Se quiser só fazer parte da festa, compre uma máscara e entre no espírito…Existem inúmeros tipos e formatos de mascaras, para todos os gostos e carteiras! De 1 a 250 euros…

Montra de uma loja
Artesão a fazer mascáras
Eu com uma mascara de Veneza

Veneza por norma já tem muitos visitantes, no Carnaval esta enchente ainda é maior…Para terem uma noção, no espetáculo noturno do primeiro Sábado da abertura, sobre o Rio Canneregio, fecharam as passagens pois estava cheio. Não deixavam passar mais pessoas para assistir, ou seja não vimos o espetáculo…Fica o aviso: a todos os desfiles ou espetáculos, vá com muita antecedência.

Desfile no Rio Cannaregio
Desfile no Rio Cannaregio
Desfile no Rio Canneregio

O que saber antes de ir…

Está frio! Em Veneza nesta altura faz bastante frio, portanto importante levar roupas quentes.

Veneza

Consulte sempre o programa das festas. Uma vez que os espetáculos são num local específico, a hora específica…Não são espetáculos dispersos…esteja atento! (consulte aqui: http://www.carnevale.venezia.it/en/)

Inscrever-se no corso de Carnaval (último fim de semana) através do site oficial do Carnaval de Veneza pela Internet (gratuito). Mas passa por uma aprovação júri, uma vez que tem de ir mascarado/a a rigor.

Mascarada na Praça de S.Marco

Outra coisa que deve saber antes de ir… Não convém levar malas grandes de rodas. Veneza parece pequena mas da estação dos comboios à Praça de S.Marco são 45 minutos.. Imagine andar assim com uma mala de rodinhas entre calçadas, pontes e pontinhas, escadas e escadinhas… É bastante difícil … Acreditem eu já o fiz e a mala chegou ao hostel com as rodas partidas…imaginem o meu regresso…foi com a mala de arrasto…

Canais de Veneza

Em Veneza é fácil perder-se, isso é bom! Mas na hora de regressar ao hostel, memorize bem o que tem à sua volta, pois o sinal de GPS às vezes é fraco ou pode mesmo perder-se…

Canais de Veneza
Ruas de Veneza

Se andar de comboio por Itália ou até Veneza, não se esqueça de timbrar o bilhete…Pois é, não basta só compra-lo, tem de passar numa máquina antes de entrar no comboio…Eu já fui multada por me esquecer…

O que não pode perder?

O Carnaval em Veneza dura aprox. 20 dias, inicia a 27 Janeiro e termina a 13 Fevereiro. Ficam aqui os principais eventos a não perder:

27/01: Corteo Acqueo ou Desfile na Água. Sábado, das 18h-20h, espetáculo de luzes e desfile de Gôndolas no Rio Canneregio.

28/01: 2o Corteo Acqueo. Domingo, das 11h-13h, corrida feminina de gôndolas, do Grande Canal a terminar no Rio Canneregio. Desfile de gôndolas e mascarados. Oferta de bebida e comida nas barraquinhas.

03/02: Cortejo das Marias. Sábado às 14h30-16h. As 12 Meninas mais bonitas e humildes da cidade, fazem o percurso da via Garibaldi até à Praça de S.Marco.

04/02: Vuolo dell’angelo ou Voo do Anjo. Este é o espetaculo mais esperado. Domingo às 12h, começa a abertura oficial do Carnaval de Veneza na Praça de S.Marcos. A Colombina (a Maria mais bonita, escolhida do Carnaval anterior), sobrevoa o campanário até ao Palácio Bucale.

11/02: Vuolo dell’Aguia. Sábado, às 12h o voo da Àguia, se não viu o voo do Anjo pode ve lo hoje. Desce do Campanário até à Praça de S.Marco. Às 15h é anunciada a Maria do Carnaval 2018. Que será o Anjo do Carnaval no ano seguinte.

13/02: Premeazione della Maria i Vuolo del Leao: Domingo às 16h na Praça de S.Marcos, premiaçao da Maria ou “Rainha do Carnaval” e às 17h uma bandeira amarela e vermelha com o Leão (símbolo de Veneza- Leão de S.Marcos) se ergue e dá por encerrado o Carnaval.

PS: Ir com antecedência para os eventos.

Rio Cannaregio

O que menos gostei…

Na verdade, Veneza é bela com ou sem Carnaval e merece ser visitada. Na minha opinião, não justifica uma viagem de propósito só pelo Carnaval. Até porque estão muito mais pessoas que o que é habitual (Que já são muitas).

Desfile no Rio Cannaregio

A ideia que tinha inicialmente, seria muitos mascarados, reviver uma experiência no tempo, que me levasse XVIII…No primeiro fim de semana (abertura) não se encontram tantos assim…Ao invés disso podemos encontrar alguns mascarados a rigor onde as pessoas se perdem em fotos com eles…Nos fins de semana seguintes, está consideravelmente mais gente mascarada.

Café da manha

Tinha no meu ideal um baile de Máscaras em algum salão de Veneza, pois é…ou você está muito abonado e paga entre 500 a 1000 euros para entrar, ou lá se vai esse ideal…

Palazzio Ducale

Os preços inflacionados junto aos pontos turísticos de maior interesse. (Tal como em todas as cidades turísticas). Mas tenha especial atenção, às vezes uma ou duas ruas atrás, poderá encontrar o mesmo a menos de metade do preço.

Praça de S.Marco
Ponte Rialto

…O que é preciso perceber, é que o Carnaval de Veneza é diferente de todos os outros. Daí a ser único no Mundo. A folia e as noites loucas do Carnaval, são substituídas pela tradição, classe e o glamour dos trajes, rigorosamente e meticulosamente feitos, ao pormenor. Aprecie todo este ambiente único …

Mascaradas pelas ruas

…Com ou sem Carnaval, e já depois de 6 visitas aqui, continuo a dizer que para mim, Veneza é uma das cidades mais belas do Mundo…

Gondola
Fim de tarde em Veneza

🌍🔝🛶🌊❤🗺👣🕵🎭🔋🖼🎨☝️💧🚣

Deixe um comentário